quarta-feira, 15 de julho de 2015

RESENHA: Toda A Luz Que Não Podemos Ver - Anthony Doerr

Olá meus caros,
 

Vim falar um pouquinho do livro que tem sido muito presente nas livrarias, nas redes sociais da editora intrínseca e, além disso, presente nas bibliotecas de muitos leitores com quem conversei.


Toda Luz Que Não Podemos Ver conta a história de 2 crianças, em meio a  Segunda Grande Guerra,de mundos completamente diferentes: Marie- Laure e Werner.            

Marie- Laure é uma menina parisiense que é cega. Seu pai, Daniel, é o chaveiro de um museu de História de Paris e fez para ela uma maquete de seu bairro para que ela pudesse se localizar.    

Werner era um menino alemão, orfão, que morava na Casa das Crianças( uma espécie de orfanato) em Zollverein, uma vila no interior da Alemanha. Ele e sua irmã Jutta era muito inteligentes e  fascinados por ciência e tecnologia, tanto que Werner começou a estudar mais sobre mecânica  e passou a consertar  rádios em sua vila.                                                                      
                                                             
Nessa história, existe um diamante chamado Mar de Chamas, o qual tem uma maldição que trará desgraça ao seu portador, porém este viverá para sempre. Este diamante se encontrava no museu que o pai de Marie- Laure trabalhava, até que, com a chegada da guerra, ele teve de se deslocar  pela França com a pedra até receber mais  intruções  , o que fez com que ele e a filha fossem morar em uma vila no interior chamada Saint-Malo .


Achei esse livro simplesmente fascinante, com suas histórias paralelas e  personagens muito bem trabalhados, além de sua estrutura de capítulos com no máximo 5 páginas e sua linguagem simples (adoooooooooro!).
Entretanto, em alguns momentos, tem-se a impressão de que o livro está parado, o que desanima  um pouco a leitura, além da riqueza de detalhes.


Mas fora isso, o livro é ótimo, se assemelhando em muitas partes com o "clássico" A Menina Que Roubava Livros.
                                     
   Isto é, se ele não entrar pra essa lista daqui a um certo tempo :P.

Recomendo?

Sim!

Nota(0 a 5): 4,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário