domingo, 30 de março de 2014

Resenha: Capitães de Areia - Jorge Amado

Sim, essa resenha pode parecer idiota já que é um livro clássico da literatura brasileira e toooodo mundo já deve ter falado no quanto ele é bom. Mas espie só:


Capitães de areia conta a história de um grupo se meninos de rua, sendo os principais : Gato, Pedro Bala, Sem-pernas, Pirulito, Boa Vida, Volta Seca, Professor e João Grande. Todos eles são órfãos e vivem de roubo, esmolas e golpes, conseguindo assim a sua sobrevivência.

O que mais me chocou foi como o autor conseguiu mostrar em tantos detalhes a vida dessas crianças ladronas, tanto é que para alcançar essa perfeição da história, ele morou alguns meses junto de crianças assim( #curiosidade).

Além disso, felizmente E infelizmente, ele consegue pegar os sentimentos da personagem naquele momento e projetá los no leitor,  fazendo com que ele sinta as mesmas coisas. Por exemplo, em uma cena onde  Pedro Bala está andando pela praia à noite e se depara com uma menina de 14 anos, ele corre para tentar derruba la e estupra la. Ela, tendo medo de perder sua virgindade, começa a se desesperar. Nessa hora o autor, mostrando o que a menina sentia, mexeu muito comigo, dando a sensação de que eu estava  em seu lugar. 

É um livro muito bom, muito bem feito, rico em detalhes, com apenas uma linguagem difícil de entender por causa das gírias. Uma coisa boa dele é que até certo ponto, não é preciso ter lido o livro inteiro, como se fossem "contos" das aventuras deles, mas tudo isso muda quando uma menina entra na história.  Aproveite e leia enquanto o vestibular não te obriga, pois assim você consegue ler sem odiar o livro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário